
Margarida Pressburguer
Patrono: Evaristo de Moraes Filho
Maria Margarida E. Pressburger, ou simplesmente Margarida Pressburger, é uma das mais notórias ativistas brasileiras em defesa dos direitos humanos. Sua trajetória começa em 1964, quando ingressou na Faculdade Nacional de Direito, no Rio, e se engaja em ações de combate à injustiça social durante a ditadura civil-militar.
Desde então, Margarida participou e coordenou diversas iniciativas humanitárias em defesa de mulheres, crianças e adolescentes, egressos, igualdades étnicas, de genero religiosas e todas as formas de dignidade humana.
Reconhecida por sua integridade e disposição, seu vasto e inspirador leque de atuações inclui sua participação na campanha pelo direito à Memória e à Verdade.
Foi eleita em 2010 e reeleita em 2012, por 69 países signatários do Protocolo Facultativo de Prevenção à Tortura (OPCAT), como a primeira representante do Brasil no Subcomitê de Prevenção à Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU) função que ocupou até dezembro de 2016.
Ocupou também os cargos de: Subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos/RJ e de Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/CEDIM.
Presidiu por seis anos a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro.
É detentora de vários prêmios, inclusive o Prêmio Direitos Humanos que lhe foi entregue pela Presidenta Dilma Roussef em 2012: medalha de Honra ao Mérito Austregésilo de Athayde, concedida pela mais antiga instituição do mundo em defesa dos Direitos Humanos B´Na.Brith; Medalha Tiradentes, conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio; Premio Rio sem Preconceito, concedido pelo Município do Rio de Janeiro, recebeu o título de Notável pela Amazoeste, Medalha Moema Baptista concedida pela CAARJ?OAB e muitos outros da mesma importância.
Atualmente, entre outras, exerce as funções de :
- Titular da Cadeira n° 23 (que tem como patrono Evaristo de Moraes Júnior) da Academia Carioca de Direito;
- Vice Presidente da Comissão de Defesa da Constituição, das Eleições e da Liberdade de Imprensa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB);
- Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD);
- Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Pesquisa e Estudos Jurídicos (IBRAPEJ);
- Membro da Comissão de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB);
- Guardiã dos Princípios da Agenda 2030 da ONU junto ao Instituto dos Advogados Brasileiros (IA).
Dizem que o nome de Margarida Pressburger é uma inspiração para todos aqueles que se envolvem na busca por um mundo mais justo.

José Bernardo Cabral

Tânia da Silva Pereira

Rita de Cássia Sant’anna Cortez

José Roberto Tadros

Jorge Amoêdo da Gama Malcher

Marcus Faver

Jorge Rubem Folena

Christiano Falk Fragoso

Paulo César Pereira Carneiro

Joaquim Falcão

Rosalina Bastos

Paulo Penalva Santos

Sidney Guerra

Vólia Bonfim Cassar

Vânia Siciliano Aieta

Bruno Tocantins

Sydney Limeira Sanches

José Roberto Castro Neves

Marianna Fux

Maria Cristina Capanema Thomaz Belmonte

Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira

Simone Schreiber

Margarida Pressburguer

Gustavo Tepedino
