José Roberto Tadros
Nasceu em Manaus (Amazonas), é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Ingressou em 1964 nas Empresas da Família, fundada pelo seu bisavô no século XIX, em 1874 (a mais antiga Empresa do Amazonas).
É presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. É presidente licenciado da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), do Centro do Comércio, Sesc e Senac do Estado do Amazonas.
Foi, por seis mandatos, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas. Foi também membro titular da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); membro titular do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); membro titular do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam); membro titular da Junta Comercial do Amazonas (Jucea); membro titular do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); membro titular do Comitê Superior das Câmaras Setoriais do Comércio e Serviços; membro titular do Conselho Consultivo do Estado do Amazonas (Governo Amazonino Mendes); membro titular do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); membro titular do Conselho Diretor da UFAM.
É membro da Academia Amazonense de Letras (AAL); presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA); membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear), além de cônsul honorário da Grécia para a Amazônia. Também foi professor de Filosofia, Sociologia e História.
É autor dos livros: “Da Razão e das Palavras”, “Marco para Novas Gerações”, “Ideias Confessadas”, “O Grande Amazonas em Marcha”. É coautor do livro “Incentivos Fiscais para o Progresso do Amazonas”, organizador e idealizador do livro “Memorial do Comércio: Histórias das Famílias que Desbravaram o Amazonas” e prefaciador dos livros “Coisas da Tiz” e “Moysés Israel”.
Recebeu diversas homenagens que citam seu nome, como a Estância Ecológica Tepequém José Roberto Tadros – Sistema Comércio de Roraima; Edifício-Sede da Administração do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-AM; Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros; Complexo Balneário Parque II – Sesc; Bloco de Saúde José Roberto Tadros – Sistema Comércio do Acre; balsa-escola do Senac-AM José Roberto Tadros.
Tem as seguintes condecorações:
13 estrangeiras, entre as quais se destacam a Ordem Nacional do Mérito – Governo da França (concedida pelo Excelentíssimo Presidente François Mitterrand); Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém (Santa Sé Vaticano, concedida por Sua Santidade o Papa Bento XVI) e Diploma de Honra ao Mérito World Company Award WOCA 2019 (Cairo – Egito)
49 nacionais, entre as quais se destacam a Ordem do Mérito do Trabalho, concedida por Sua Excelência o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso; Ordem do Mérito Militar, concedida por Sua Excelência o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva; Ordem Nacional Barão de Mauá, concedida por Sua Excelência o Presidente da República Michel Temer; e Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil.
102 estaduais e 31 municipais.